Dia da Responsabilidade da Uniasselvi integra estudantes e comunidade em Itabuna

 

O Centro Universitário Leonardo Da Vinci, Polo Itabuna, promoveu na Praça Camacan, o “Dia da Responsabilidade Social”. O evento proposto pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que incentiva a participação de todas as Instituições de Ensino Superior, contou com apoio da sociedade civil organizada e com mais de 25 parceiros e teve como principal objetivo disponibilizar para a comunidade maior integração, oferecendo serviços culturais, pedagógicos e de Assistência Social nas mais diversas áreas, gratuitamente.

O público ficou estimado em uma média de 1.500 visitações e atendimentos para as áreas de saúde, educação, atividades recreativas, palestras educativas para todos os públicos e programas como, Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família. Segundo Articuladora do Polo de Itabuna Tatiane Bezerra “a universidade tem o papel de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas na comunidade na qual está inserida. É fundamental envolver os acadêmicos levando-se em conta que eles serão os futuros profissionais desta sociedade”, para ela é necessário despertar a cidadania e promover a integração junto à comunidade devido à carência entre os cidadãos em receber atendimentos básicos e necessários ao bem estar social.

O Dia da Responsabilidade Social também pode contar com a participação de representante do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) da Polícia Militar, abordando assuntos de interesse social, como a prevenção das drogas e à violência, a representante Adriana Batista trouxe atividades com alternativas práticas, como dobradura de viaturas para as crianças exercitar e ainda poder levar o brinquedo pronto para casa. O Corpo de Bombeiros também participou da ação e na oportunidade puderam oferecer orientações de funcionamento e cuidados que a população deve ter em determinadas situações, foi realizada palestra com informações sobre o uso e cuidados com o GLP (Gás de Cozinha) que de acordo com o Sargento Rodrigo Costa, “a prevenção é fundamental para evitar acidentes domésticos”.

A parceria dos alunos e professores para a realização desse projeto foi de fundamental importância. Os acadêmicos colocaram em prática tudo que aprenderam durante os dias letivos. A participação do curso de Serviço Social foi além dos programas de assistência social e ofereceu também, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, o que deixou Dona Maria das Graças Costa aliviada, “sou diabética e preciso realizar o teste de glicemia toda semana, mas hoje ao invés de ir para a farmácia tive a oportunidade de fazer aqui”.

A colaboração da comunidade acadêmica em promover o bem estar para pessoas sem acesso a serviços básicos de saúde e educação foi o ponto principal do evento. Aulas Matemática, História e Biologia de revisão para o Enem, Brinquedoteca, oficinas lúdicas de leitura para alunos de Escolas Públicas também foram oferecidas e ministradas por alunos da Graduação. Artesanato reciclável com utilização de jornal, mural de expressão com frases escritas pelos visitantes, contação de estórias em libras por acadêmicos de Pedagogia com deficiência auditiva, despertaram o interesse de quem passava pelo local. Movimentos como estes desenvolvem a memória, criatividade de quem assiste e promove o melhor aprendizado dos alunos.

Os cursos de Biologia e Gestão Ambiental montaram estande para falar sobre fungos, bactérias, reciclagem e poluição do Rio Cachoeira e também mostraram os benefícios que determinados tipos de plantas podem trazer à saúde, como as algas que são ricas em colágeno e é muito utilizado na medicina. A estudante de Pedagogia, Josenice Marques de 31 anos, trouxe a filha de 7 anos para aprender e ter cuidados com as bactérias. Atender a comunidade com prestação de serviços benéficos ao cidadão é uma iniciativa capaz de estimular a participação de todos por uma causa socialmente responsável.

A Uniasselvi - Polo Itabuna está entre as 6 Instituições de Ensino Superior da Bahia que aderiram o Dia da Responsabilidade Social em 2012. O evento marcou a primeira participação do Centro Universitário dando início a um programa de ação continuada de Responsabilidade Social. Estar inserido neste contexto do papel social é manter os alunos inteirados com as ações ligadas à cidadania.